Mapa Econômico do RS
- Publicada em 30 de Outubro de 2023 às 18:23Laticínios e a tradição da fabricação de queijos na Serra Gaúcha
Região se destaca no setor de queijos, influenciada pelo legado de cooperativas
COOPERATIVA SANTA CLARA/DIVULGAÇÃO/JC
Os municípios da região não aparecem na lista dos maiores produtores de leite do Estado, mas os laticínios, que produzem queijo, têm papel importante no mapa econômico regional.
É o caso da Cooperativa Santa Clara, criada há 111 anos por imigrantes italianos que chegaram a Carlos Barbosa e tinham a necessidade de unir e fortalecer a produção local de leite.
"O espírito cooperativista, que fortaleceu os produtores e toda a comunidade, desde o primeiro dia, perdura ainda hoje. Tudo o que inovamos ou investimos é pensando no cooperativado", explica o diretor da cooperativa, Alexandre Guerra.
A marca Santa Clara é a segunda na preferência do consumidor da Região Sul quando se trata do leite UHT, e a quinta na região no queijo ralado. A cooperativa, que foi pioneira no setor de laticínios, tem papel fundamental na evolução do município. A Festiqueijo, por exemplo, que é o principal evento de Carlos Barbosa, teve origem na Festa do Leite, promovida pelas famílias cooperadas.
São 2,4 mil associados e 2,2 mil funcionários entre as operações da Santa Clara, que incluem três laticínios, em Carlos Barbosa, Casca e Getúlio Vargas, duas fábricas de rações, em Carlos Barbosa e Estação, um frigorífico de suínos e uma cozinha coletiva, ambos em Carlos Barbosa. Mais da metade da produção da cooperativa é dedicada ao leite. Em média, 800 mil litros diários. A cada mês, são 600 toneladas de queijos produzidos.
• LEIA MAIS: Serra Gaúcha reúne moinhos e fábricas de farinha de trigo
Laticínios por município:
Carlos Barbosa
(Cooperativa Santa Clara)
Nova Petrópolis
(Cooperativa Piá)
Taquara (Dielat)
Boa Vista do Sul (Laticínios Steffenon / Languiru)
Bento Gonçalves (Bento Gonçalves)
Fonte: Sindilat