* De Santa Maria
A presidente do
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Nanci Walter, destacou o potencial das engenharias para contribuir com o desenvolvimento e a retomada econômica da
Região Central do Estado do Rio Grande do Sul.
Em sua fala, durante o quarto evento do
Mapa Econômico do RS em 2024, ela afirmou ainda que é necessário um modelo de Estado, e não de governo, para planejar o crescimento da região. "Todos queremos ver a transformação através da economia", ponderou, refletindo sobre a necessidade de novos projetos de engenharia que considerem os desafios do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio.
Sobre Santa Maria, cidade onde o evento foi realizado, a presidente do Crea-RS observou que o município é um polo de formação profissional e que é preciso encontrar formas de reter os talentos. "A maioria dos profissionais de engenharia formados aqui não fica. Tem uma construção civil forte, mas acredito que falta uma melhor conexão entre os talentos e as oportunidades", disse.
O Mapa Econômico do RS debateu os desafios e as oportunidades da economia das Regiões Central, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale do Jaguari e Jacuí Centro. O evento ocorreu no Lab Criativo, na Vila Belga, em Santa Maria, nesta quinta-feira (17).