Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 18 de Outubro de 2024 às 18:21

BRDE financia projetos na Região Central do RS no pós-cheia

Gerente regional do BRDE na Região Central do RS, Márlon Bentlin participou do painel em Santa Maria

Gerente regional do BRDE na Região Central do RS, Márlon Bentlin participou do painel em Santa Maria

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Eduardo Torres
Eduardo Torres Repórter
* De Santa Maria
* De Santa Maria
Mais de 12% dos R$ 400 milhões liberados pelo BRDE no Rio Grande do Sul neste ano foram destinados aos Vales do Taquari, do Rio Pardo, do Jaguari e Região Central. É o que aponta o gerente regional do banco de fomento, Márlon Bentlin.

Ele foi uma das lideranças locais presentes no quarto painel do Mapa Econômico do RS em 2024, projeto do Jornal do Comércio que está na sua segunda temporada. O evento ocorreu nesta quinta-feira (17), em Santa Maria, com o tema "Desafios para a retomada econômica e oportunidades de desenvolvimento para as regiões Central, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale do Jaguari e Jacuí Centro".

"Fomos todos surpreendidos pela dimensão das cheias, e nesta região, já vínhamos sendo castigados desde o ano passado. Tudo isso fez com que muitos processos fossem revisados. As estruturas públicas e privadas não estavam preparadas para eventos deste porte, e o efeito disso na economia do Estado ainda vamos ver refletido nos próximos dois anos. Tudo isso motivou banco a buscar formas de ser um auxiliar neste momento de retomada do Estado", conta o gerente, ao recordar a criação do programa Em Frente RS, que garante fomento em áreas atingidas pela enchente.

Houve ainda o congelamento de taxas e outras facilidades no acesso aos recursos. "O BRDE mobilizou-se em frentes para operações de crédito junto a bancos internacionais, como o BID e o Banco Europeu. O trabalho de apoio aos municípios ainda será muito grande", avalia.

Notícias relacionadas