Lideranças regionais e estaduais se reuniram na cidade de Tavares, no sul do Estado, para debater o projeto de construção da ponte ligando os municípios do Rio Grande e São José do Norte. O encontro teve a presença do prefeito rio-grandino, Fábio Branco, o secretário-adjunto da Secretaria de Obras e Habitação do Estado, Giovane Wickert, além da prefeita de São José do Norte, Fabiany Roig, o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de Tavares, Gardel Araújo e Ênio Chaves e o vice-prefeito de Mostardas, Gilnei Souza.
O projeto está na fase do estudo de viabilidade técnica e ambiental, e as lideranças entendem que precisam de uma mobilização regional para que avance dentro do Ministério da Infraestrutura. O coordenador da Comissão Regional Pró-Ponte Rio Grande / São José do Norte, Jair Rizzo, abordou o andamento dos estudos que estão sendo realizados pela empresa Ecoplan Engenharia. Somente após a aprovação a região poderá solicitar que a ponte esteja na lista de obras regionais prioritárias do governo federal.
A ponte entre Rio Grande e São José do Norte é considerada uma obra fundamental para a região, pois seria responsável pela transformação econômica e turística da metade sul. Por ser um projeto que atrairá turistas e empresas, tornará viável o desenvolvimento logístico, industrial, portuário e do comércio de São José do Norte e Rio Grande, ambos com setores portuários.
No início do mês de julho, representantes da região estiveram em Porto Alegre entregando um documento ao Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. No documento, o pedido da entidade foi para que o governo federal concluísse o estudo técnico, bem como, garantisse os recursos necessários para as próximas etapas. Além disso, entidades regionais e políticos assumiram também a responsabilidade de conversar com deputados e senadores gaúchos em Brasília para buscar espaço no orçamento da União ao projeto.