Uma solenidade realizada no auditório do Hospital São Camilo,em Esteio, marcou a entrega de 28 novos leitos hospitalares e de duas macas de transporte para a casa de saúde esteiense. Para a aquisição, a Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio investiu R$ 285,6 mil em recursos próprios.
Os equipamentos chegaram no fim de março e já começaram a ser instalados. Vinte camas foram destinadas para a Unidade Cirúrgica e Sala de Recuperação Pós-Cirúrgica e oito para o Posto 2. Elas estão substituindo antigos leitos já desgastados, que se tiverem em condições, serão alocados em outras áreas, como nas salas Vermelha e Amarela, melhorando o conforto dos pacientes.
Em sua fala, o prefeito Felipe Costella lembrou que a saúde na Região Metropolitana de Porto Alegre, que tem cerca de 4 milhões de pessoas, está numa situação delicada, mas que, mesmo assim, Esteio consegue ações efetivas, como a substituição de cerca de 20 dos leitos do Hospital, que atende não só os esteienses, mas também pacientes de municípios vizinhos.
Felipe lembrou que o Esteio investe cerca de 34% do orçamento na área da saúde, o maior percentual entre os municípios vizinhos. "Somos um exemplo para a Região Metropolitana. Se possível, vamos investir ainda mais, pois a saúde será prioridade nas ações e nas entregas que vamos seguir fazendo", afirmou, pouco antes de encerrar.
Também fizeram uso da fala, a diretora-geral do São Camilo, Ana Boll, e o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Luz. "Além da equipe de atendimento, os pacientes precisam ter leitos onde possam ficar bem acomodados", disse Ana. "Tanto o Hospital São Camilo quanto a área da saúde como um todo são prioridades lá no Legislativo", falou o vereador, que pediu união dos colegas e de toda a comunidade política para buscar mais recursos para a instituição.