Uma mobilização de serviços da Prefeitura de São Leopoldo foi feita na Operação Resgate Trilhos do Bem, voltada ao atendimento de pessoas em situação. A ação ocorreu simultaneamente com as prefeituras de Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas. Em São Leopoldo, foram realizadas 68 abordagens.
A secretária de Assistência Social e primeira-dama de São Leopoldo, Simone Dutra, organizou os grupos formados por representantes de diversos órgãos municipais e orientou sobre o trabalho na concentração realizada no estacionamento do Centro Administrativo. A operação seguiu com abordagens no âmbito da rua, onde as equipes percorreram as estações, embaixo da linha elevada da Trensurb, BR-116, viadutos, pontes e praças.
Simone Dutra falou que essa é a segunda etapa da operação, agora ampliada com a participação de outras prefeituras. "Nosso objetivo é detectar as pessoas que estão em situação de rua, descobrir pelo que estão passando e de forma humanizada e harmonizada entre as secretarias, encontrar uma solução para a vida de cada uma delas, atuando de forma simultânea com os municípios da região Metropolitana e Vale do Sinos", afirmou.
Os atendimentos foram voltados para a inclusão das pessoas no cadastro único, obtenção de documentos, encaminhamentos para república, ou aluguel social, atendimento de saúde com exames básicos e serviço psicossocial, acolhimento para vítimas de violência doméstica, encaminhamento para empregos e capacitações, entre outros programas sociais. O resultado esperado para esta operação, segundo a primeira-dama, é a redução de pessoas em situação de rua nos municípios participantes com a reintegração social e recuperação da dignidade destas pessoas por meio da moradia, trabalho e saúde.