Cachoeira do Sul sediará Abertura da Colheita da Oliva
Safra deste ano poderá ser impactada pelo excesso de chuvas em maio e setembro
Fernando Dias/Seapi/Divulgação/JC
A Abertura Oficial da Colheita da Oliva será realizada, este ano, no dia 7 de março, em Cachoeira do Sul. O evento acontecerá na propriedade da Puro Azeite, onde o pomar possui 200 hectares plantados com mais de dez variedades de olivas. Além do ato da colheita, em si, o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) prepara uma homenagem à força feminina que atua na olivicultura não só em propriedades, mas em outros setores da sociedade. Em sua 13ª edição, contará também com palestra sobre o setor.
O presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, ressaltou que a safra deste ano poderá ser impactada pelo excesso de chuvas em maio e setembro. Entre os dois meses, o solo encharcado prejudicou as oliveiras. Fernandes ainda citou que o uso de herbicida específico tem prejudicado os pomares. Contudo, há perspectivas de que supere o ano anterior. O número total será divulgado apenas em abril.
Fernandes ainda comentou sobre mudança de mercado e de entendimento por parte do consumidor quanto aos benefícios do azeite de oliva extra virgem e que, quando prova o azeite gaúcho, percebe que não é o mesmo que havia provado anteriormente. "O Mapa proibiu duas marcas importadas de serem comercializadas. Agora, divulgam estas marcas e os supermercados são um agente responsável pela comercialização. Hoje, 82,6% dos vendidos são adulterados", relatou.
O secretário da Agricultura, Clair Kuhn, ressaltou que o Departamento de Pesquisas da Secretaria está à disposição para os produtores. "O governo do Estado é defensor de pesquisas e ações científicas que devem balizar ações políticas e administrativas", afirmou. A equipe técnica da Seapi atuará em conjunto com o Ibraoliva.