{{channel}}
Quatro em cada 10 pessoas em Viamão estão endividadas
Desemprego e falta de planejamento financeiros estão entre os princiapais motivos
O município de Viamão, na Região Metropolitana, tem 45% dos seus moradores endividados, segundo o indicador de inadimplência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA). A pesquisa aponta que a cidade está na segunda posição no Rio Grande do Sul, ficando atrás somente de Alvorada com 47,51%.
Continue sua leitura, escolha seu plano agora!
Já é assinante? Faça login
Para amenizar cenário da inadimplência, Super Feirão Zero Dívida mira renegociação com 2,7 milhões de gaúchos

Como forma de auxiliar os consumidores inadimplentes, o Super Feirão Zero Dívida inicia nesta segunda-feira (25) e ocorrerá até domingo (30), em formato 100% digital, com objetivo de facilitar o contato entre consumidores e empresas de qualquer local do Estado. A iniciativa é promovida pela Câmara de Dirigentes de Porto Alegre (CDL-POA) e Rede de Entidades Parceiras.
O consumidor deve acessar o site a fim de iniciar o processo de renegociação das dívidas. Irão participar da ação mais de 4,7 mil empresas do setor de comércio e serviços, de acordo com o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank. "Essa é uma excelente oportunidade para que nós tenhamos processo de renegociação de dívidas dos consumidores em condições vantajosas, serão prazos e juros especiais que cada empresa fará para facilitar a quitação das dívidas do consumidor", diz.
O evento ocorre nesta data por conta de ser o período que boa parte da população brasileira recebe 13° salário e outras rendas extras. "Sempre acontece no final do ano justamente para as pessoas usarem os outros ganhos para quitar as suas dívidas", pontua.
De acordo com Indicador de Inadimplência da entidade, mais de 2,7 milhões de gaúchos estão endividados. O número corresponde 31,67% da população dos Estado.
Além de ser danosa ao consumidor, que perde a capacidade de compra, a inadimplência é prejudicial para a saúde financeira das empresas. "Quando o teu consumidor está devendo, tu não tens um horizonte de previsibilidade Então, fica mais difícil de planejar o futuro. Além disso, quando tu renegocias com o teu consumidor, tu te reconectas com ele", analisa Frank.