As secretarias da Reconstrução Gaúcha e da Saúde começaram, nesta quarta-feira (2), um workshop de três dias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A agenda marca o início dos trabalhos de modelagem da parceria público-privada (PPP) para a construção e administração de um novo hospital em Viamão. Trata-se da primeira PPP na área da saúde promovida pelo governo do Estado.
O primeiro encontro contou com a participação do subsecretário de Parcerias e Concessões da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg), Rafael Ramos, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, de técnicos das duas pastas, e do consórcio IOS Partners, contratado pelo BID para fazer a modelagem da parceria com a iniciativa privada.
A PPP tem por objetivo erguer uma unidade de saúde de média e alta complexidade que atenda a cerca de 500 leitos. A localização da nova instituição será próxima do atual hospital da cidade, em um terreno cedido pela prefeitura de Viamão, parceira no projeto. "Temos um carinho especial por essa PPP, porque é um projeto social, em uma área essencial para a população. Será um contrato inédito e de longo prazo para qualificar a saúde na região", afirmou Ramos.
A escolha pelo município segue critérios da Secretaria da Saúde (SES) e visa contribuir para qualificar o atendimento médico na Região Metropolitana, a mais populosa do Rio Grande do Sul. O período da PPP, que pode variar de 25 a 30 anos, o perfil dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o investimento previsto por parte do Estado serão definidos ao longo da estruturação do projeto.
"Daremos um passo gigante para demonstrar para a sociedade que é possível construir parcerias na saúde. Vamos fazer a entrega de um equipamento de saúde de qualidade para atender às necessidades da população. Para mim, é uma honra e um orgulho dizer que construímos a primeira PPP na área da saúde no Estado", disse Arita.
O cronograma prevê a fase de estruturação do projeto até abril de 2025. Em maio serão feitas consultas e audiências públicas. O edital deve ser publicado em setembro, com leilão previsto para novembro do ano que vem.