A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Caxias do Sul emiti um novo alerta sobre a recorrente remoção dos blocos de concreto e bancos de terra que foram instalados nas cabeceiras da ponte que cruza o Rio Piaí, localizada na Estrada Municipal Claudino Antônio da Costa, entre os distritos de Santa Lúcia do Piaí e Fazenda Souza. Os obstáculos foram colocados como medida preventiva de segurança, uma vez que a ponte apresenta um risco iminente de queda. O objetivo é impedir o tráfego sobre a estrutura, que pode desabar e resultar em uma fatalidade, caso pessoas tentem atravessá-la.
A pasta afirma que está fazendo o restauro de um dos pilares da ponte, que foi gravemente danificado pelas fortes chuvas que atingiram o município recentemente. A obra de reparo está em andamento e se encontra na fase de construção da ferragem e das formas que servirão de suporte para a manutenção estrutural do pilar.
Concluída a montagem da estrutura no local de reparo, uma camada espessa de concreto será aplicada para garantir a rigidez do pilar avariado. Somente após essa fase é que o fluxo da via será restabelecido. Entretanto, a secretaria fez um apelo à comunidade para que não remova os obstáculos colocados nas proximidades da ponte, pois eles estão cumprindo um papel fundamental de prevenção e proteção à vida de muitas pessoas. "A remoção dessas barreiras de segurança pode resultar em uma tragédia", completa o informe..
Além disso, a secretaria de Caxias do Sul informa que, devido à remoção dos blocos e bancos de terra, equipes da Subprefeitura de Santa Lúcia do Piaí tiveram que interromper suas atividades e deslocar maquinário e servidores ao local para reinstalar os obstáculos de segurança. A medida causou atraso na recuperação da ponte.