Uma ação do governo federal que está começando pelo Rio Grande do Sul deve servir de modelo para os demais estados do Brasil. O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), que é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), será o primeiro entre os hospitais universitários federais do país a garantir que, pelo menos, 30% do recurso destinado à compra de gêneros alimentícios seja aplicado na aquisição de alimentos da agricultura familiar. A ação será efetivada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na modalidade Compra Institucional.
O compromisso foi firmado durante a abertura oficial do 16º Congresso Internacional da Rede Unida. O superintendente do hospital, Humberto Moreira Palma, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e o presidente da Conab, Edegar Pretto, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica
Conforme Pretto, a iniciativa contribui com a agricultura familiar gaúcha por meio do acesso aos mercados institucionais, já que o estado passou por enchentes que também impactaram os agricultores, inclusive os da região central. "Os agricultores terão garantia de compra dos seus produtos e o hospital terá acesso a alimentos frescos e saudáveis para preparar as refeições aos pacientes, acompanhantes, residentes e funcionários", acrescenta Pretto.
Com a assinatura do termo, o próximo passo é a constituição de um grupo de trabalho para planejar e organizar as ações. Entre elas, a formulação da primeira Chamada Pública para aquisição de alimentos de cooperativas da agricultura familiar gaúcha para o Hospital Universitário.
No RS, a ação também deverá ser aplicada a mais dois hospitais da rede, em Rio Grande e Pelotas. O Hospital de Santa Maria é o pioneiro entre os universitários federais porque faz gestão direta e está apto a implementar, imediatamente, as compras da agricultura familiar. Os outros dois ainda possuem contratos vigentes.