A prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece à população que furto e dano ao patrimônio público são crimes previstos em lei e passíveis de punição aos responsáveis. Novamente, a Praça Daltro Filho e os banheiros públicos registraram casos de vandalismo. Os autores dos crimes já foram identificados pela polícia através das câmeras de vídeo monitoramento.
Na Praça Daltro Filho, durante as últimas semanas, os cabos de energia das luminárias foram furtados. Em questão de um mês, houve quatro acontecimentos como este. Na última vez, os disjuntores tiveram que ser desligados, deixando toda praça às escuras.
Os banheiros públicos, atrás da prefeitura, sofrem ataques constantes de vandalismos, com a destruição de pias, privadas, torneiras, flexíveis e portas. Há poucos dias, vândalos atearam fogo no local. Os estragos causados estão sendo consertados por equipes da Prefeitura.
O Executivo municipal pede que a população denuncie qualquer caso de depredação ao Patrimônio Público para Brigada Militar, através do Disque 190. Destruir, inutilizar ou deteriorar patrimônio público é crime qualificado e os responsáveis devem ser penalizados de acordo com a lei, segundo o artigo 163, inciso III do Código Penal.