A prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação, informa que foi publicado o edital que dá abertura ao processo de contratação de empresa de engenharia e/ou arquitetura para realização de diagnósticos e indicação de soluções técnicas para sanar problemas estruturais nos prédios de escolas municipais. A forma de contratação será por dispensa eletrônica de licitação. Interessados podem analisar a documentação e apresentar proposta.
A empresa vencedora elaborará laudos técnicos a partir da detecção de anomalias estruturais nos prédios escolares e da identificação das causas, com utilização de equipamentos adequados, realização de ensaios necessários à análise dos dados e simulações em softwares especializados. Além disso, realizará classificação quanto ao grau de risco, urgência dos reparos, recuperações, reformas, medidas de manutenções preventivas ou corretivas, bem como a indicação das soluções recomendadas, especificações técnicas e, por fim, o orçamento detalhado da solução adotada para cada caso.
Nesse processo, três escolas serão contempladas: Governador Roberto Silveira, Carolina Sutil de Oliveira e Aracy Maria Casagrande Sehbe. Elas foram consideradas prioritárias pela complexidade dos problemas apresentados.
Segundo o engenheiro civil da prefeitura, Ricardo Xavier Martins, a contratação de empresa especializada vai permitir que a Educação municipal tome as medidas necessárias para as adequações nos prédios escolares. "A empresa fará uma investigação aprofundada, mapeando e apresentando soluções técnicas efetivas para as manifestações patológicas", explica.
Para a secretária da Educação, Flávia Vergani, o objetivo é agilizar os processos, buscando o melhor custo-benefício. "Esse processo vai garantir soluções técnicas especializadas para resolver situações de reformas das estruturas prediais em condições complexas e intrincadas", garante.