Bibliotecas de São Leopoldo perderam 80 mil exemplares de livros com as chuvas
Locais haviam tido renovação dos acervos em anos anteriores
Daviellen Pedroso/DIVULGAÇÃO/CIDADES
As inundações causaram a destruição de casas, espaços públicos, comércios e deixaram escolas debaixo d'água em São Leopoldo, mostram, agora, outros danos. Com a diminuição das águas, o tamanho do estrago se tornou visível, revelando imensas perdas em 18 instituições de ensino. Entre os estragos, estão as bibliotecas desses educandários.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) apurou que mais de 80 mil exemplares de livros foram completamente destruídos, resultando em um prejuízo financeiro e educacional significativo. O esforço dos professores e professoras para incentivar a leitura e enriquecer a educação dos alunos sofreu um duro golpe com a tragédia.
A recuperação das escolas e das bibliotecas afetadas será um desafio. A Smed afirma que, juntamente com professores, alunos e suas famílias, trabalhará para restaurar esses espaços vitais e garantir que a educação e o hábito da leitura ao jovens.
A prefeitura ainda não sabe o quanto teve de prejuízos nesses locais. Em 2022 e 2023, mais de R$ 1 milhão foram aplicados para a compra de acervos literários pelo município, a fim de possibilitar o acesso dos estudantes aos mais diferentes estilos.