A prefeitura de Caxias do Sul recebe até o dia 10 de maio as propostas das empresas interessadas em construir o novo Centro Municipal de Proteção Animal. O processo licitatório foi aberto nesta quarta-feira (24). Cumpridas todas as etapas do trâmite, a empresa declarada vencedora terá até 12 meses para concluir a obra, que será paga por meio de financiamento contratado junto ao Badesul Desenvolvimento, além de contrapartida. O valor total da contratação é de cerca de R$ 9 milhões.
Conforme projeto, o centro será composto por um prédio administrativo com ambulatório e alas montadas no sistema de pré-moldados de concreto, para redução de custos e que viabiliza a instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia, explica o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Daniel Caravantes.
O Centro Municipal de Proteção Animal ficará numa área de 5,3 hectares, na rua Jayme Guilherme Muratore Filho, distante 13km do Centro, com acesso pela ERS-122. A capacidade total será para abrigar 504 pets, sendo 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte. O espaço terá canis coletivos e individuais, para cachorros idosos e bravios, para cachorras grávidas e filhotes e também gatis.
O prefeito Adiló Didomenico ressaltou na assinatura simbólica da abertura da licitação, que trata-se de um projeto que teve boa repercussão pela inovação apresentada. "Visitamos vários locais e o escolhido é o que apresenta as melhores condições, inclusive pela facilidade para tratamento dos efluentes. Apresentamos e buscamos uma solução para a causa animal", sintetizou o prefeito.
No dia 10 de abril do ano passado, o prefeito de Caxias assinou a ordem de início do projeto executivo. Em 23 de junho o mesmo foi detalhado à comunidade e à imprensa. Já no dia 1º de novembro Adiló assinou a lei que autorizava a administração a contratar junto ao Badesul o empréstimo de até R$ 8 milhões para a construção do Centro de Proteção Animal. O financiamento tem 24 meses de carência e prazo para pagamento de 120 meses.