Integrantes da prefeitura de São Leopoldo se reuniram com o grupo técnico responsável pelo projeto de instalação da planta de valoração de resíduos orgânicos. Os analistas Shoichiro João Mitsui e André Paiva Ramos, após missão à China para conhecer a tecnologia chinesa de produção de fertilizantes a partir de processo biológico, apresentaram novos dados e informações sobre o tratamento e transformação da parcela orgânica produzida pela cidade em bioinsumo.
O intuito do projeto é fabricar esses insumos, que sejam fertilizantes orgânicos de alto desempenho para a agricultura familiar, utilizando da compostagem da matéria-prima (resíduo orgânico não contaminado), através da biotecnologia chinesa. "O projeto poderia ser aplicado para melhorar a capacidade produtiva das áreas destinadas à produção de alimentos orgânicos/agroecológicos da agricultura familiar" explica o analista João Mitsui.
O titular da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima disse que a pasta irá apoiar o projeto "para trazer a São Leopoldo a melhor solução para resolver a questão dos resíduos orgânicos urbanos praticado nos principais países do mundo, como a China, apostando na agroecologia", complementou.