As cidades do Vale do Taquari também foram impactadas pelo temporal que trouxe uma série de estragos ao Rio Grande do Sul. Em Estrela, a prefeitura tem feito atualizações sobre a situação na cidade. Na mais recente, no início da tarde desta terça-feira (17), cerca de 320 casas tiveram algum dano. Para os moradores, foram distribuídas lonas, e o estoque está próximo do fim
Além disso, foi registrada a queda de mais de 100 árvores, algumas de grande porte no município. Parte delas desabou sobre carros, casas e interromperam vias. A prefeitura anunciou a criação de uma sala de emergência para coordenar as ações de recuperação.
Em Lajeado, não havia registro de pessoas desalojadas, feridas ou de óbitos relacionados ao evento climático. A maior parte dos estragos refere-se a prejuízos causados pela queda de árvores, à interrupção do abastecimento de energia elétrica e à interdição de vias públicas em razão de árvores caídas.
Houve registro de destelhamento de casas, principalmente nos bairros Santo Antônio, Nações, Olarias, Conventos e Centenário. Cerca de 50 famílias já retiraram lonas na Defesa Civil Municipal para cobrir suas casas. Postos de saúde do Santo Antônio, Conservas, Morro 25, Jardim do Cedro, Novo Tempo e o SAE estão sem energia elétrica, mas estão atendendo. Na UPA, o aparelho de raio-x estragou em razão da variação de energia, e conserto já está sendo encaminhado.
O ginásio da escola Vida Nova no bairro Conventos teve duas paredes derrubadas pelo vento; há registros pontuais de destelhamentos e queda de árvores em escolas, mas sem gravidade. Há registro de quedas de árvores em parques e praças da cidade.