O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a prefeitura de Sapiranga celebraram, na sexta-feira (31), o contrato que dá a largada aos estudos para estruturação da parceria público-privada (PPP) da iluminação pública da cidade. O objetivo é qualificar o sistema com a substituição de cerca de 10.400 pontos de luz para tecnologia LED, o que representará maior segurança aos moradores e redução dos gastos com o consumo de energia elétrica.
A assinatura do termo e da ordem de serviço aconteceu em evento no South Summit Brazil, em Porto Alegre. O banco será responsável pela coordenação da estruturação completa do projeto de concessão, o que contempla o diagnóstico da infraestrutura atual, modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica, bem como suporte no processo licitatório.
Conforme a prefeita, Carina Nath, a expectativa que todas essas etapas estejam concluídas no prazo de até um ano. "Queremos qualificar, ganhar em eficiência nos serviços que prestamos para a nossa comunidade", acentuou.
Para realizar a estruturação da PPP, o BRDE e a prefeitura terão o suporte nos estudos técnicos do Consórcio Pontos de Luz, que está realizando a modelagem da iluminação pública do município de Santa Maria, que é a primeira participação direta do banco em projetos de concessão. O mesmo consórcio já atuou na consultoria e modelagem da PPP da iluminação pública em Porto Alegre e em Caxias do Sul.
"Somos parceiros das prefeituras não só no crédito, mas também na assistência na elaboração dos projetos", destacou Otomar Vivian, diretor de Planejamento do banco de fomento. Ele salienta que dos R$ 93,4 milhões em contratações com os municípios gaúchos no ano passado, R$ 48,2 milhões foram destinados a projetos de melhoria nos sistemas de iluminação públicas.