Mais de 2,6 mil vagas, distribuídas em 77 cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), são oferecidas no processo seletivo complementar para quem já tenha mantido vínculo com a educação superior. O edital de transferência, reopção, reingresso, portador de diploma e retomada de estudos receberá as inscrições de 20 (a partir das 8h) a 25 de março, exclusivamente pela internet.
Além dessas oportunidades, há editais específicos. O curso de Direito da UFPel está com 20 vagas no processo seletivo complementar. As inscrições serão recebidas de 8 a 14 de março. Já o ingresso no curso de Medicina da UFPel, por processo seletivo complementar, também será organizado por edital específico,. O processo seletivo complementar para o curso de Medicina ofertará 20 vagas, com inscrições de 10 a 23 de março.
Para participar, é necessário preencher ficha online e anexar os documentos exigidos no edital, disponível no site da universidade (portal.ufpel.edu.br), de acordo com a modalidade indicada. De forma a auxiliar nessa etapa, a universidade elaborou um guia com o passo a passo. Não há cobrança nesse processo seletivo.
Demais informações, como as especificações de requisitos e a distribuição de vagas, estão disponíveis no edital. Para alguns cursos, é necessário que sejam aproveitadas, ao mínimo, três disciplinas específicas do primeiro semestre ou da integralidade do curso. O critério de seleção, em todos os casos, consiste no maior número de disciplinas a serem aproveitadas, independentemente da modalidade de ingresso.
Há reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pela UFPel no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também há cotas para quilombolas e indígenas, referentes ao processo seletivo especial para comunidades quilombolas e povos indígenas.