OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL, CPF ou CNPJ e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Faça cadastro no site do JC para comentar.

Não é necessário ser assinante

Já é cadastrado?
COMENTAR |
EDUCAÇÃO Notícia da edição impressa de 11 de Outubro de 2022.

Escola para autistas ganha nova estrutura em Passo Fundo

Educandário vai trabalhar com pouco mais de 100 alunos e tem o enfoque em questões da qualidade de vida

Educandário vai trabalhar com pouco mais de 100 alunos e tem o enfoque em questões da qualidade de vida


/PREFEITURA DE PASSO FUNDO/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Jornal Cidades
A prefeitura de Passo Fundo estruturou um espaço para atender as demandas pedagógicas e psicossociais de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi inaugurada, no fim de semana a Escola Municipal dos Autistas Professora Olga Caetano Dias. 
A prefeitura de Passo Fundo estruturou um espaço para atender as demandas pedagógicas e psicossociais de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi inaugurada, no fim de semana a Escola Municipal dos Autistas Professora Olga Caetano Dias. 
A primeira sede da Escola dos Autistas foi na rua Morom, próximo à escola Notre Dame, e atendia a 10 crianças. Com o passar do tempo e o aumento de crianças que necessitavam de atendimento especializado, a escola foi transferida para um prédio no Bosque Lucas Araújo. Nesta fase, em função de mudanças na legislação, a escola passou a oferecer exclusivamente atendimento pedagógico a mais de 35 crianças e adolescentes.
Já sediada no Seminário Nossa Senhora Aparecida, passou gradualmente a aumentar o número de atendimentos e, atualmente, atende 104 crianças, adolescentes e adultos com TEA. Além do trabalho pedagógico e de suporte à escola regular que o aluno frequenta, a Escola trabalha as questões de estruturação e socialização, utilizando metodologias específicas voltadas ao autismo. Também oferece, através de parcerias, oficinas de equoterapia e atividades aquáticas. O quadro de professores é composto por 18 profissionais, todos com especialização em Educação Especial Inclusiva e curso de aperfeiçoamento em TEA.
Resultado também da mobilização dos pais que compõem a Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA), a construção da Escola Professora Olga Caetano Dias é uma conquista para as famílias. De acordo com o presidente da entidade, Emerson Drebes, a inauguração da obra reflete um sonho de mais de 20 anos. "Nós já passamos por diversos locais alugados e esta Escola, em sede própria, significa muito para todos nós. Ela foi projetada para atender as demandas e possibilitar que cada aluno com autismo possa ter o seu potencial explorado ao máximo", comentou Drebes, acrescentando que os trabalhos desenvolvidos na escola são fundamentais para a inserção social desta população.
O prefeito Pedro Almeida comentou que a sede própria da Escola inaugura também um novo momento para a educação municipal e que a realização dessa obra demonstra o quanto é importante o trabalho coletivo em prol de ações para o desenvolvimento de Passo Fundo. "Precisamos dessa mobilização de todos para fazermos avançar os projetos que vão garantir melhorias para nosso município", reiterou.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br