O momento mais aguardado da 20ª edição da Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi, concurso realizado anualmente pela Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga), aconteceu no fim de semana. A noite histórica, em que a entidade comemorou também seus 25 anos de fundação, teve 15 vinícolas premiadas. O jantar reuniu mais de 350 pessoas na sede da Associação dos Motoristas de Garibaldi (AMG).
A qualidade dos produtos foi um dos destaques: foram dois certificados Gran Ouro (amostras que receberam 92 pontos ou mais) e 52 certificados Ouro (de 88 a 91,99 pontos). A mais premiada foi a Cooperativa Vinícola Garibaldi, com 10 certificados, sendo um Gran Ouro (VG Garibaldi Marselan). Em seguida aparece a Adega Chesini, com nove amostras premiadas. O outro certificado Gran Ouro foi entregue à Adega Scomazzon, pelo seu vinho tinto seco engarrafado (Tannat).
"Apesar da estiagem, em 2022 tivemos uma safra histórica principalmente em termos de qualidade e isso pode ser comprovado através das amostras premiadas hoje. Ter somente certificados Gran Ouro e Ouro atesta essa excelência", discursou o presidente Adalberto Bortolini.
O processo de seleção começou em junho, com a coleta e codificação das amostras - foram 164 inscritas. A degustação foi feita entre os dias 18 a 22 de julho, com a participação de 31 degustadores, enólogos com reconhecimento nacional e internacional em concursos. Os produtos mais pontuados de cada uma das seis categorias (vinho de mesa branco seco, vinho fino branco seco engarrafado, vinho fino tinto seco engarrafado, espumante método charmat, espumante método champenoise e espumante moscatel branco) foram servidos durante o jantar com comentários dos enólogos.