A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a empresa Comel Solar assinaram contrato para a prestação de serviços de engenharia para a instalação e entrada em operação de usinas de minigeração de energia fotovoltaica no campus Carreiros. Com o projeto aprovado, serão instaladas três usinas de energia solar em pontos estratégicos do campus, localizados próximo aos prédios 5, da Secretaria de Comunicação (Secom) e do Cidec-Sul.
A contratação permite a implantação de um parque de 900 kW, estimando-se assim a produção aproximada de 92.488 kWh/mês. "Tal produção equivale a 22% do consumo total do campus Carreiros. Cabe destacar que, devido ao fato de o campus estar categorizado no grupo A de consumo, a instalação de usinas está limitada à demanda contratada, de 900 kW", explica o pró-reitor de Infraestrutura, Rafael Gonzales.
No momento atual, frente ao recurso disponível, a Furg iniciará a primeira etapa de implantação, equivalente a 775 kW, contemplando as três áreas do campus citadas, o que representa 16,5% do consumo anual deste. As áreas foram selecionadas considerando a proximidade com subestações de energia de 225 kVA, a eventual necessidade de remoção de espécies arbóreas, a existência de edificações ao redor e a orientação solar.
Assim sendo, diante dos parâmetros avaliados, optou-se pela instalação de placas junto ao estacionamento do Cidec, ao lado do prédio da Secom e no estacionamento do novo prédio do IE e Salas de Aula 5. "Esta parceria é muito importante do ponto de vista da sustentabilidade, pois vamos passar a trabalhar com uma fonte direta de energia renovável no campus. Isso faz também com que a universidade, que já é uma referência em termos de produção e socialização do conhecimento, possa também se tornar um modelo para a sociedade no estímulo às pessoas em buscar outras fontes de energia", avalia o reitor Danilo Giroldo.
O início da execução dos serviços está previsto para a primeira quinzena de setembro, sendo o prazo de execução de cada área de 45 dias, contemplando o desenvolvimento e entrega do respectivo projeto executivo, construção e instalação da estrutura.