O projeto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de modernização e ampliação do Parque Tecnológico (Tecnosinos), em São Leopoldo, foi aprovado em edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. A empresa divulgou o resultado dos aprovados, e a instituição receberá R$ 13,8 milhões para o parque, que serão utilizados para sua expansão.
Entre parques em operação e implantação, o edital, lançado em dezembro de 2021, contemplou 48 em todo o Brasil, com o Tecnosinos obtendo a primeira colocação no Rio Grande do Sul e a segunda no país. Hoje, o local abriga 110 empresas de sete países - Brasil, Alemanha, Coreia do Sul, Holanda, Índia, Suécia e Suíça.
O gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia, Silvio Bitencourt da Silva, explicou o intuito da iniciativa e seus objetivos. "O projeto contempla um conjunto de ações que refletem a busca do Tecnosinos por ampliar o seu tamanho, campo de atuação e impacto socioeconômico, criando um novo ciclo de vida a partir da sua postura estratégica até 2026. É esperado que, com este projeto, o parque alcance sua visão de ser conhecido e reconhecido como o Parque Tecnológico com o melhor suporte às empresas associadas, residentes, incubadas e graduadas, e no estímulo à criação e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores competitivos no mercado global, gerando novos empregos e renda qualificados para o desenvolvimento local", disse Silva.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo, Juliano Maciel, ressaltou a importância da conquista. "A contemplação do projeto apresentado pela Unisinos é uma notícia extraordinária. Esse recurso vai nos possibilitar avançar enormemente no ambiente de pesquisa e desenvolvimento da cidade como um todo, a partir da melhoria e ampliação estrutural do nosso Tecnosinos. São Leopoldo se consolida, cada vez mais, no cenário nacional de inovação", destacou Maciel.