A rede municipal de saúde de Parobé passou a contar com uma nova prática complementar para auxiliar pacientes a se recuperarem de doenças. Trata-se da quiropraxia, que alivia as dores, principalmente as relacionadas à coluna vertebral. A novidade, oferecida pela secretaria de Saúde, passou a funcionar essa semana na UBS Integração.
Segundo a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima, a quiropraxia faz parte das práticas complementares, que são abordagens que ampliam o olhar do profissional sobre a medicina tradicional a partir de conhecimentos. "Em Parobé já temos em andamento práticas complementares como acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia, reiki, entre outras, em execução na UBS Alvorada. A quiropraxia, que agora se soma a essas, tem o poder, através de diversas técnicas e manobras de ajustes do fisioterapeuta no paciente, de buscar o melhor alinhamento das articulações, diminuindo e até acabando com dores e incômodos", destaca.
Para ter acesso aos tratamentos das práticas complementares, o paciente deve ser encaminhado em qualquer unidade de saúde. Com o encaminhamento em mãos, o paciente deve procurar o setor de regulação, junto a Saúde municipal, para marcar as sessões. A quiropraxia acontece das 8h às 21h.