Para dar continuidade ao edital licitatório para alienação do prédio denominado Condomínio Galeria Rio Branco, conhecido como "esqueletão", na avenida Rio Branco, a prefeitura de Santa Maria contratou uma empresa para avaliação técnica da edificação. O laudo foi entregue ao Executivo Municipal no fim da semana passada. Agora, o documento será usado para atualizar o edital da licitação, que deverá ser aberto nas próximas semanas.
"Nós recebemos o laudo de avaliação da estrutura e segurança do Condomínio Galeria Rio Branco, um dos documentos necessários para a instrução e abertura de novo processo licitatório para a venda do prédio. A partir desse documento técnico, fica claro que todas as patologias do prédio são passíveis de recuperação, restabelecendo plenamente as condições de segurança e durabilidade da edificação", comenta o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas. Em princípio, o laudo não teria apontado maiores problemas na estrutura da construção.
A prefeitura de Santa Maria segue as normas de uma lei municipal, aprovada em 2019, que prevê duas soluções possíveis para o referido imóvel: alienação e permuta por área construída, nessa ordem necessariamente. A alienação do imóvel consiste na venda do mesmo. O Condomínio Rio Branco está em terreno que mede 15,50 metros de frente por 53,50 de extensão de frente ao fundo, e conta com uma edificação, composta por duas torres, de 16 andares, inacabadas. A construção tem mais de 50 anos, sem que houvesse um destino para a estrutura.