A prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou a assinatura do termo de colaboração com a Associação de Desenvolvimento Comunitário e Agropecuário de Linha Andrade Neves (Adecan) para implantação de internet e telefonia por rede de fibra óptica em diversas localidades do interior do município. A associação receberá do poder público a quantia de R$ 120 mil para viabilizar o serviço. O investimento total é de R$ 400 mil e a diferença será custeada através de uma parceria entre a entidade e a operadora EBTNET.
Após concluída a implantação da rede, o que deverá levar em torno de 12 meses, cerca de mil famílias das localidades de Paredão Felipe Nery, Boa Vista, Linha Andrade Neves, Monte Alverne, Quarta Linha Nova e São Martinho passarão a contar com a disponibilidade dos serviços de telefonia e internet. Atualmente cerca de 500 famílias de Rio Pardinho e outras 300 de Alto Paredão já são contempladas.
Durante os trabalhos será necessária a contratação de mão de obra. A empresa já informou que serão selecionadas pessoas da própria comunidade para ocupar as vagas geradas e que elas receberão treinamento para desempenhar as atividades. Dois pontos de atendimento da operadora também serão abertos, um em Linha São Martinho e outro em Linha Andrade Neves.
"Estou muito feliz hoje. Estamos aqui concretizando o que prometemos", disse a prefeita. Ela enfatizou a importância de se investir em conexão no meio rural, como forma de gerar atrativos para a permanência das novas gerações. "Para que nossos jovens tenham interesse e queiram ficar no interior temos que dar a eles condições, com boa internet, telefonia, luz e boas estradas", complementou a chefe do Executivo municipal