Porto Alegre, qua, 30/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 24 de Abril de 2025 às 12:21

Rio Grande recebe audiência pública sobre ligação a seco com São José do Norte

Atualmente, o transporte entre os dois municípios é feito por balsas para veículos automotores e barcas para os pedestres

Atualmente, o transporte entre os dois municípios é feito por balsas para veículos automotores e barcas para os pedestres

Antônio Paz/JC
Compartilhe:
Agências
A construção da ponte que viabilizará uma ligação a seco entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte, separadas pela Lagoa dos Patos, será tema de uma audiência pública nesta sexta-feira (25), que acontecerá no Salão Nobre da Prefeitura de Rio Grande. 
O propósito do encontro é debater os projetos básicos e executivos de engenharia para a construção da ponte e seus acessos, ligando as duas cidades pela rodovia BR-101. A iniciativa, de acordo com a assessoria do deputado estadual Halley Lino (PT), que propôs a realização da audiência, busca promover transparência e garantir a participação popular no processo de contratação da empresa responsável pelos projetos.
A elaboração do projeto executivo da obra, demanda da comunidade da região há mais de 50 anos, representa um investimento estimado em R$ 10.332.447,33, conforme estipulado na concorrência pública aberta pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no fim do mês de março. A medida foi celebrada pelas lideranças riograndinas, que aposta em um aprimoramento do desenvolvimento econômico do Porto de Rio Grande e do potencial turístico da região a partir da conclusão da ponte, prevista para o ano de 2029.
Atualmente, o transporte entre os dois municípios é feito por balsas para veículos automotores e barcas para os pedestres. O serviço é alvo de críticas dos usuários por conta do preço e das condições de funcionamento, tendo sido objeto de novas regras exigidas pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e a Secretaria Estadual de Logística e Transportes (Selt)
Além do deputado estadual, o encontro terá a participação de representantes do Ministério dos Transportes, da prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira (PT), do deputado federal gaúcho Alexandre Lindenmayer (PT) e de membros da sociedade civil envolvidos com o tema, cuja discussão é aberta a toda a comunidade. Durante a audiência, serão abordados os impactos socioeconômicos e ambientais da construção, além de medidas de mitigação e compensação.  

Avalie esta notícia

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários