Porto Alegre, seg, 28/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 24 de Abril de 2025 às 12:37

Desenvolvimento turístico pauta reunião entre Sebrae e prefeitos da zona Sul

Gestores de Bagé, Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul haviam solicitado, em Brasília, apoio ao Sebrae para políticas no setor

Gestores de Bagé, Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul haviam solicitado, em Brasília, apoio ao Sebrae para políticas no setor

Prefeitura de Rio Grande/Divulgação/JC
Compartilhe:
Agências
Prefeitos de municípios da zona Sul do Estado se reuniram, nesta quarta-feira (23), com o gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para discutir o desenvolvimento turístico da região. Os gestores de Bagé, Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul haviam solicitado, em Brasília, apoio ao Sebrae para políticas no setor. 
O gerente regional da entidade, Ciro Vives, juntamente com técnicos das regiões Sul e Campanha apresentaram as iniciativas desenvolvidas na Costa Doce desde o início dos anos 2000, e as ações em parceria com os municípios, desde a criação dos planos e roteiros turísticos até as parcerias com agências e empresas envolvidas, passando também pelas políticas públicas construídas com as administrações municipais. As informações são do site da prefeitura de Rio Grande, que sediou o encontro.
A analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, disse que o encontro tem como objetivo ouvir os prefeitos e titulares do Turismo nos municípios para auxiliar na construção de um projeto de desenvolvimento turístico e econômico, e que a região se torne, em definitivo, um destino turístico do RS.

A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira, ressaltou que todos sabem do potencial da região e de cada município, mas questionou como aproveitar melhor esse potencial, integrando os municípios e qualificando a recepção turísticaLuiz Fernando Mainardi, de Bagé, destacou as marcas históricas da região, que entende como importantes para unir os municípios em um projeto turístico, além de sugerir a criação de uma agência regional, com autonomia financeira e de negócios.
Zelmute Marten, de São Lourenço do Sul, ressaltou a diversificação da matriz produtiva e a participação do município no Programa Cidade Empreendedora, do próprio Sebrae. E Fernando Marroni, de Pelotas, disse que a Costa Doce é um case de sucesso, mas que o desejo dos prefeitos é que a região seja pauta de turismo internacional com os países do Prata, o ano inteiro. Marten também reforçou que a zona Sul e Campanha formam “a novidade do Turismo no Rio Grande do Sul”.

Avalie esta notícia

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários