O porto do Rio Grande recebeu a visita de uma delegação oficial da Bélgica, formada por representantes diplomáticos e empresariais com interesse em conhecer a estrutura logística e as possibilidades de cooperação internacional da Portos RS.
Durante a passagem por Rio Grande, nesta terça-feira (1), a comitiva belga também foi recepcionada nas instalações da Ecovix, Vanzin e da Wilson Sons, onde pôde conhecer mais sobre a infraestrutura e as operações portuárias da região. Representantes da empresa Bianchini SA também estiveram na Wilson Sons.
O objetivo da visita foi conhecer mais a fundo a estrutura operacional do porto do Rio Grande, os investimentos em sustentabilidade e o modelo de gestão adotado pela Portos RS. Durante o encontro, temas como logística portuária, inovação, energias renováveis e hidrogênio verde foram abordados como pontos de interesse mútuo.
A comitiva foi recepcionada pelo presidente da estatal portuária, Cristiano Klinger, acompanhado pelo diretor de Operações Romildo Bondan; o diretor de Meio Ambiente, Henrique Ilha; e o chefe de gabinete Flávio Ferreira.
A delegação foi composta por Valentine Mangez, cônsul geral da Bélgica em São Paulo; Kátia Pinheiro, cônsul honorária da Bélgica em Porto Alegre; Alessandro Pavan, representante da Flanders Investment and Trade; Camila Guerra, da empresa Deme; Ricardo Delfim, da Jan De Nul; e Isabela Pinheiro Lamprecht, da Lamex Foods.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Portos RS, a agenda integrou-se a um esforço de aproximação institucional entre a Bélgica e o Brasil, promovendo o intercâmbio de experiências em áreas como logística, infraestrutura portuária e sustentabilidade. A visita também permitiu apresentar o porto do Rio Grande como referência regional em operações portuárias e em projetos voltados à transição energética.