Com uma vasta gama de atrativos para os turistas que buscam contato com a natureza, a história, a cultura e a gastronomia, os municípios do Pampa Gaúcho têm a expectativa de atrair mais visitantes em 2025.
Essa é a meta da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) para o novo ano, que visa, em parceria com as prefeituras da região, em especial a de Bagé, para consolidar o destino como referência, ampliando a visibilidade da região e atraindo cada vez mais turistas.
Ver essa foto no Instagram
Para isso, o novo presidente da entidade, o prefeito de Dom Pedrito Mário Augusto Gonçalves, que tomou posse em 19 de dezembro, anunciou que priorizará a formação de profissionais da área de turismo receptivo e a promoção do potencial turístico da região. Mário Augusto substituiu Clori Peruzzo, que esteve à frente da associação desde 2019.
A Apatur representa as cidades de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista.
As articulações para aprimoramento do turismo não só no Pampa, mas no Sul do RS como um todo, também vem envolvendo a esfera federal. Em dezembro, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu em Brasília os prefeitos eleitos de Rio Grande, Bagé e Pelotas, que estão buscando promover internacionalmente os atrativos turísticos do extremo Sul do RS.
O encontro em reforçou o compromisso de unir esforços para transformar a região em um destino atrativo para turistas estrangeiros, especialmente da Argentina, Uruguai e outros países vizinhos.
Dados da Embratur indicam que o fluxo de turistas internacionais para o Rio Grande do Sul tem crescido, com aumento de 17% nas chegadas em outubro, comparado ao mesmo período do ano passado. Contudo, os números acumulados de janeiro a outubro ainda mostram uma queda de 20%, reflexo das dificuldades enfrentadas pela região após as enchentes.
Um elemento que pode dar força ao receptivo da região é o aumento do fluxo de passageiros no Aeroporto de Pelotas, que deve fechar o mês com um trânsito total de mais de 7,4 mil pessoas.
Pampa conta com atrações culturais, históricas, ecológicas e rurais
A região destaca-se pelo enoturismo, turismo de aventura, ecoturismo, turismo cultural e rural, além de eventos tradicionais como as expofeiras e a Festa do Colônio de Juliana Negra. Também ocorrem manifestações culturais marcantes, como o Festival Internacional de Cinema da Fronteira, o Festival Internacional de Música do Pampa, o Carnaval de Rua de Lavras e o Canto Moleque de Candiota.
Com uma rica herança histórica, a campanha conta com museus públicos como o Museu Paulo Firpo, de Dom Pedrito, e o Museu Municipal Lanceiros do Sul, de Caçapava do Sul, além de instituições privadas como o Museu da Gravura Brasileira, em Bagé, vinculado à Urcamp.