A icônica personagem Mafalda, criada pelo cartunista argentino Quino, agora faz parte da paisagem cultural de Pelotas. A cidade gaúcha recebeu a 12ª escultura da personagem no mundo, instalada na Praça Coronel Pedro Osório, ao lado do personagem pelotense Betinho, criado pelo cartunista André Macedo.
As obras fazem parte das comemorações dos 40 anos do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e dos 60 anos da criação de Mafalda. A escultura de Mafalda foi desenvolvida por Pablo Irrgang, único artista autorizado por Quino e sua família a reproduzir a personagem em estátuas.
Ver essa foto no Instagram
Posicionadas em frente à biblioteca pública, as esculturas criam uma conexão entre literatura, história e arte, estimulando a interação com o público e incentivando a leitura. “A ideia é que a escultura chame a atenção, gere curiosidade e provoque o interesse por esses personagens e o que eles representam”, comenta André Macedo, criador de Betinho.
Para Pablo Irrgang, a presença de Mafalda em Pelotas é mais uma forma de fortalecer os laços culturais da América Latina. “É uma alegria total produzir algo que conecta as pessoas à cultura e à literatura”, afirma o escultor.
A instalação também é um reconhecimento à importância dos cartunistas. Para André Macedo, é uma homenagem que coroa sua trajetória artística. “Esse é o melhor prêmio que eu poderia ter recebido na vida”, declara emocionado.
A escultura de Mafalda, personagem criada há 60 anos pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, simboliza valores como igualdade, respeito às mulheres, democracia e o incentivo à leitura. Já a de Betinho, uma criação do cartunista pelotense André Macedo, representa uma figura criativa e questionadora. Oriundo da tribo dos Xami Xunga, uma comunidade fictícia que habita a cidade de Pelotas, Betinho é caracterizado pela sua curiosidade infantil e pensamento mágico sobre o mundo ao seu redor. Ambas as obras foram confeccionadas por Pablo Irrgang.
A inauguração das estátuas, viabilizadas pela iniciativa privada, ocorreu no dia 18 de dezembro, em frente à Bibliotheca Pública Pelotense (BPP). Além da presença dos dois artistas, estiveram no evento a prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas (PSDB), o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, e a chefe de Gabinete, Kelli Baum.