O advogado Halley Lino de Souza (PT), que havia disputado a prefeitura de Rio Grande antes de ser substituído pela prefeita eleita Darlene Pereira (PT) na campanha petista, assumiu, nesta quarta-feira (18), o posto de deputado estadual, na vaga deixada por Luiz Fernando Mainardi (PT), que foi eleito para a prefeitura de Bagé.
- LEIA TAMBÉM: Darlene Pereira apresenta secretariado que assumirá gestão em Rio Grande a partir de 2025
No início de setembro, Halley desistiu de concorrer à prefeitura e afirmou deixar a disputa eleitoral por motivos de saúde, "conforme orientação médica". Segundo um comunicado da coligação então liderada pelo parlamentar, "em respeito ao processo democrático e à continuidade do trabalho que iniciou, Halley solicitou que a Frente Popular proceda à substituição de candidatura". Foi, então, escolhido o nome de Darlene, que já havia se candidatado em 2020, e pedido para o atual prefeito Fábio Branco (MDB).
Em discurso no período de comunicações na sessão da Assembleia desta quarta, Halley anunciou que trabalhará em temas como a defesa do Porto de Rio Grande, construção naval e acesso ao Porto. Além disso, segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, mencionou que fará discussão sobre o tema dos pedágios, defenderá a educação pública de qualidade e lutará pela moradia e pela área da pesca, defenderá a população trans e lutará contra o racismo. Mencionou ainda o compromisso de resgatar o debate sobre a organização da Região Metropolitana Sul.