Porto Alegre, qua, 16/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 14 de Março de 2025 às 15:22

Kremlin reafirma compromisso russo e saudita com acordos da Opep+ para estabilidade do mercado

O comunicado também destacou o papel da Arábia Saudita como mediadora em questões internacionais

O comunicado também destacou o papel da Arábia Saudita como mediadora em questões internacionais

MIKHAIL KLIMENTYEV / SPUTNIK / AFP/JC
Compartilhe:
Agência Estado
O presidente russo, Vladimir Putin, e o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, reafirmaram o compromisso de seus países com os acordos estabelecidos no âmbito da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+), segundo comunicado divulgado pelo Kremlin.
Durante uma conversa telefônica, os líderes destacaram "a importância desse mecanismo único para garantir a estabilidade do mercado global de petróleo e manter o equilíbrio entre oferta e demanda, em benefício tanto dos produtores quanto dos consumidores de petróleo". O Kremlin ressaltou que ambos os países estão empenhados em "cumprir as obrigações assumidas no âmbito da Opep+", reforçando a cooperação estratégica entre Moscou e Riad.

O comunicado também destacou o papel da Arábia Saudita como mediadora em questões internacionais. Mohammed bin Salman enfatizou "a importância de resolver a crise na Ucrânia" e expressou "disposição para continuar contribuindo para a normalização das relações entre a Rússia e os Estados Unidos".

Em resposta, Putin agradeceu os esforços sauditas, destacando "o ambiente favorável criado pela Arábia Saudita para as negociações entre as delegações da Rússia e dos Estados Unidos", realizadas no mês passado em Riad.

Ambas as partes expressaram "satisfação com o alto nível de cooperação alcançado entre a Rússia e a Arábia Saudita" e confirmaram a intenção de "desenvolver ainda mais essa parceria no espírito de amizade e construtividade".

Notícias relacionadas

Avalie esta notícia

Comentários

0 comentários