O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou Donald Trump pela vitória nos EUA e desejou sorte ao novo governo. A declaração foi feita nas redes sociais, após a confirmação de que o republicano foi eleito o novo presidente americano. "Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos EUA. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo", afirmou.
O presidente brasileiro adotou tom pragmático e conciliatório após a vitória de Trump, mas na semana passada declarou apoio contundente à adversária Kamala Harris. Na sexta-feira passada, ele disse que sua vitória seria "mais segura" para a democracia e citou os ataques ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, quando Trump incitou seus apoiadores a invadir o Congresso no dia que a Casa certificava a vitória de Biden.
A disputa dos EUA também foi polarizada no Brasil, ao passo que Jair Bolsonaro (PL) declarou apoio a Trump. Seu grupo político é alinhado ao do republicano, e o seu filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) esteve na Florida acompanhando a vitória do aliado.
A postura do petista de reconhecimento da vitória de um adversário difere da de Bolsonaro, quando em 2020 Biden foi eleito para a Casa Branca. Na ocasião, o então presidente demorou quase 40 dias para reconhecer o resultado.
Folhapress