As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) anunciaram a morte de um dos comandantes do Hamas, que também apontaram como funcionário da Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês). A morte de Mohammad Abu Itiwi foi divulgada nesta quinta-feira (24). Ele era comandante da Nukhba, força de elite do grupo extremista.
Ele foi morto em um ataque aéreo na quarta-feira (23) na Faixa de Gaza. Segundo as IDF, o comandante estava envolvido no atentado de 7 de outubro de 2023. "Itiwi comandou o ataque a um abrigo antiaéreo perto de Re'im, para onde os participantes do festival Nova tinham fugido", diz anúncio.
Documentos publicados pelo exército israelense mostram que Mohammad Abu Itiwi era funcionário da UNRWA desde julho de 2022. "Ao longo da guerra, Abu Itiwi realizou numerosos ataques às tropas das IDF que operavam na Faixa de Gaza", afirmam as forças israelenses.
O comunicado destaca ainda que Tel Aviv pediu a altos funcionários da ONU uma investigação "urgente" sobre o envolvimento de funcionários da UNRWA no atentado de 7 de outubro.
A ONU ainda não se pronunciou sobre a acusação. Essa não é a primeira vez que funcionários da UNRWA são acusados de envolvimento no atentado de 7 de outubro de 2023. Em agosto deste ano, as Nações Unidas afirmaram que nove funcionários "podem estar envolvidos" no ataque no sul de Israel perpetrado pelo Hamas. "Temos informações suficientes para tomarmos as medidas que estamos tomando — ou seja, a demissão destes nove indivíduos", disse o porta-voz da ONU, Farhan Haq, no dia 5 de agosto.
Folhapress
Continue sua leitura, escolha seu plano agora!