Passagem em Rafah é reaberta para saída de estrangeiros de Gaza, diz Hamas

Ainda não se sabe se há brasileiros na lista de pessoas autorizadas a deixar a região

Por Folhapress

Civilians leaving the Gaza, wait as dual national Palestinians and foreigners prepare to cross the southern Rafah border point with Egypt, in the southern Gaza Strip, on November 3, 2023. - Egypt will help evacuate "about 7,000" foreigners and dual nationals from the war-ravaged Gaza Strip, the foreign ministry said, with officials saying some 400 people were expected to cross on November 2. (Photo by Mohammed ABED / AFP) Egito havia suspendido no domingo as saídas de estrangeiros e palestinos feridos
A passagem de fronteira com o Egito foi reaberta na manhã desta segunda-feira (6) para saída de estrangeiros de Gaza. A autoridade fronteiriça, controlada pelo Hamas, afirmou que a passagem de fronteira de Rafah está aberta para saída de egípcios e estrangeiros listados desde 1º de novembro.
LEIA MAIS: Israel ataca campo de refugiados em Gaza, mesmo com pedidos dos EUA por trégua
O Egito havia suspendido no domingo as saídas de estrangeiros e palestinos feridos. A decisão foi tomada após Israel bombardear um comboio de ambulâncias no sábado, matando 15 e deixando 60 feridos. O Exército israelense admitiu o ataque, mas garantiu que os veículos eram utilizados por terroristas do Hamas.
Ainda não se sabe se há brasileiros na lista de pessoas autorizadas a sair de Gaza. Há expectativa de que brasileiros possam deixar a região até quarta (8), segundo o Itamaraty.
"O ministro de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, me deu garantias que até quarta-feira todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela passagem de Rafah", afirmou o Ministro Mauro Vieira.
O grupo de brasileiros em Gaza é composto por 34 pessoas. Dessas, 24 são brasileiros, sete são palestinos com RNM (Registro Nacional Migratório) e três palestinos. Do total, 18 são crianças, 10 são mulheres e seis são homens.
LEIA TAMBÉM: Guerra no Oriente Médio matou 36 jornalistas, sendo 31 palestinos
Os brasileiros estão abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. Segundo o Itamaraty, o esquema de resgate está de prontidão e prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza -com equipes e ônibus, medicamentos e alimentação- até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira os aguarda.