Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 14 de Novembro de 2023 às 08:34

Grupo de resgatados da Faixa de Gaza já está em Brasília

Chegada dos brasileiros na Base Aérea foi marcada por muita emoção

Chegada dos brasileiros na Base Aérea foi marcada por muita emoção

Compartilhe:
Agência Brasil
Os brasileiros e parentes repatriados da Faixa de Gaza chegaram no fim da noite desta segunda-feira (13) em Brasília. O avião VC-2 trazendo os 32 resgatados pousou às 23h24 na Base Aérea e o grupo foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.   • LEIA TAMBÉM: Israel cerca maior hospital de Gaza e diz que terroristas estão no local
Os brasileiros e parentes repatriados da Faixa de Gaza chegaram no fim da noite desta segunda-feira (13) em Brasília. O avião VC-2 trazendo os 32 resgatados pousou às 23h24 na Base Aérea e o grupo foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Eles cruzaram a fronteira com o Egito no domingo (12), após aguardar por mais de um mês para deixar a região, desde que começou o conflito entre Israel e Hamas. "Agradecemos muito do fundo do coração a todos que ajudaram a gente a chegar aqui. Não estou acreditando ainda que estou aqui, que estou viva", disse a jovem Shahed Al-Banna, de 18 anos.
O grupo ficará hospedado por, pelo menos, dois dias no Hotel de Trânsito de Oficiais, na Base Aérea, onde receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. Após esse período, eles irão para outros estados: 24 pessoas irão para São Paulo, sendo que 12 ficarão na casa de parentes e outros 12 em um abrigo especializado em acolhimento de refugiados no interior do estado; 4 em Brasília; dois seguirão para Florianópolis (SC); um irá para Cuiabá (MT) e outro para Novo Hamburgo (RS).
Das 32 pessoas, 22 são brasileiros, sete são palestinos naturalizados brasileiros e três são palestinos parentes próximos de brasileiros. No total, são 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

Resgates

Este foi o décimo voo de resgate da Operação Voltando em Paz. Desde o início da guerra entre Israel e Hamas, o Brasil resgatou 1.477 pessoas e 53 animais domésticos. Os primeiros resgatados desembarcaram no Brasil em 11 de outubro. Do total, foram 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana. O grupo que chegou nesta segunda-feira, no entanto, é o primeiro que estava em Gaza, região onde se concentra a maior parte do conflito.
Os outros voos da Operação Voltando em Paz partiram de Tel Aviv, em Israel, de onde saiu a maioria dos resgates, e de Amã, na Jordânia, com brasileiros que estavam em Israel e no território palestino da Cisjordânia.
 

 

Notícias relacionadas