Banco Europeu para Reconstrução vai financiar remoção de minas em terras agrícolas na Ucrânia

Governo ucraniano informou que o EBRD vai investir 3 bilhões de euros no país ao longo de dois anos

Por Agência Estado

Até o momento, o banco europeu está envolvido em 547 projetos nos país em guerra com a Rússia
A ministra da Economia e vice-primeira ministra da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, informou pelas redes sociais que o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD, na sigla em inglês) vai financiar a remoção de minas em terras agrícolas do país. A expansão dos recursos da instituição financeira em projetos de recuperação na Ucrânia foi discutida em um encontro na quarta-feira (27), entre autoridades ucranianas e a presidente da instituição financeira, Odile Renaud-Basso.
LEIA AINDA: Cargueiros chegam a porto da Ucrânia por corredor temporário após Rússia abandonar acordo
"É importante para nós remover maiores volumes de minas das terras agrícolas ucranianas, já que não podemos esperar 700 anos para devolver a vida às terras onde, apenas alguns meses atrás, houve combates militares" disse a ministra ucraniana. "Estamos plenamente conscientes de que o processo é extremamente complexo e oneroso. No entanto, sem isso, a recuperação e o desenvolvimento econômico nas áreas desocupadas são impossíveis", acrescentou.
O governo ucraniano informou que o EBRD vai investir 3 bilhões de euros no país ao longo de dois anos, mas não especificou quanto seria destinado para a remoção das minas. Até o momento, o banco europeu está envolvido em 547 projetos na Ucrânia, com investimentos totais de 18,384 bilhões de euros, diz a nota.