Lula inicia agenda em Nova York com empresários e jantar da Fiesp

Presidente vai discursar na abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU

Por Agência Brasil

Durante G77, Lula criticou modelo de negócio das empresas de tecnologia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Nova York, nos Estados Unidos, na noite de sábado (16). Vindo de Cuba, onde participou da cúpula dos líderes do G77, grupo de países em desenvolvimento e a China, o primeiro compromisso previsto em sua agenda no domingo (17) foi um encontro com empresários no fim do dia, seguido de um jantar promovido pela Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp).
Ainda em Cuba, no sábado, o mandatário criticou o modelo de negócios das grandes empresas multinacionais de tecnologia, na capital cubana. "As grandes multinacionais do setor de tecnologia possuem modelos de negócios que acentuam a concentração de riquezas, desrespeitam as leis trabalhistas e, muitas vezes, alimentam violações de direitos humanos e fomentam o extremismo", afirmou.
LEIA MAIS: Cuba indica não poder pagar dívida com Brasil e governo Lula pode renegociar débitos
No final do dia, Lula chegou em Nova York, onde irá discursar na 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Na agenda ainda, outro destaque é o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Na Big Apple até a quinta-feira (21), Lula tem uma série de bilaterais com executivos e lideranças internacionais.
A maioria dos encontros ainda não foi detalhada e deve acontecer no Lotte Palace Hotel, onde está hospedado. O líder petista tem priorizado agendas que acontecem geralmente nos hotéis em sua intensa rotina de viagens internacionais por conta da cirurgia de quadril que fará no fim deste mês.
Como tradição, é o presidente brasileiro que abre a Assembleia da ONU, o que ocrrerá pela oitava vvez. A expectativa é que Lula evidencie os eixos de sua política internacional. Em seus mandatos, o petista só não veio à ONU uma única vez, em 2010. Neste ano, o tema da 78ª sessão é o foco entre alcançar as metas da chamada Agenda 2030, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados pelos 193 países-membros da ONU até 2030.
LEIA TAMBÉM: Por que Lula está em Cuba e o que é o G77 + China
Além disso, Lula terá dois encontros com Biden. O primeiro é uma reunião bilateral, que está prevista para acontecer nesta quarta-feira, por volta das 13h, em horário local. Na sequência, os presidentes brasileiro e norte-americano lançam a "Iniciativa Global Lula-Biden para o Avanço dos Direitos Trabalhistas na Economia do Século XXI".