Autor do best seller "O Ócio Criativo", o sociólogo italiano Domenico de Masi, faleceu neste sábado (9) aos 85 anos em Roma, na Itália. Conforme o jornal italiano Corriere Della Sera, o estudioso descobriu em 15 a agosto que tinha uma "doença invasiva" enquanto estava em férias.
Em 2015, De Masi concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal do Comércio, na qual dizia que o Brasil era o "país do futuro".
Nascido em 1 de fevereiro de 1938, De Masi foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza de Roma, onde ocupou o cargo de reitor da faculdade de Ciências da Comunicação. Como académico, professor, investigador e consultor, o seu interesse tem sido na sociologia do trabalho e das organizações, sociedade pós-industrial, desenvolvimento e subdesenvolvimento, sistemas urbanos, criatividade, tempo livre, métodos e técnicas de investigação social.
No dia 20 de junho, o presidente Lula se encontrou com o sociólogo em Roma. De Masi era amigo de Lula de longa data, tendo indo, inclusive, à Curitiba quando da prisão do presidente.