Lula critica 'mentalidade da Guerra Fria' e ecoa mantra da China

No último dia da Cúpula do Brics foi anunciada a inclusão da Argentina, Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã e Etiópia

Por Folhapress

Lula disse que a diversidade do bloco fortalece a luta por uma nova ordem
O presidente Lula (PT) afirmou, no encerramento da cúpula do Brics, nesta quinta-feira (24), que a presença de líderes do Sul Global na reunião mostra que o "mundo é mais complexo do que a mentalidade de Guerra Fria que alguns querem restaurar", ecoando um mantra utilizado com frequência pela China.
O líder brasileiro deu a declaração durante uma sessão do encontro do bloco - formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - com a participação de dezenas de chefes de Estado convidados. Pouco antes, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, havia anunciado a ampliação do grupo para a inclusão de seis países: Argentina, Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã e Etiópia.
LEIA MAIS: 
A nova composição do Brics é resultado de uma intensa negociação que dominou a cúpula do bloco em Joanesburgo. Participaram das reuniões na capital financeira da África do Sul Lula e os líderes Xi (China), Narendra Modi (Índia) e Ramaphosa. Vladimir Putin, da Rússia, participou virtualmente.