{{channel}}
EUA discutem uso de rotas alternativas para exportação de grãos da Ucrânia
Plano norte-americano prevê que os ucranianos exportem 4 milhões de toneladas de grãos por mês até outubro
Os Estados Unidos estão conversando com a Turquia, a Ucrânia para aumentar o uso de rotas alternativas de exportação de grãos ucranianos, após a Rússia ter abandonado o acordo do corredor de grãos do Mar Negro.
Rússia atinge depósito de grãos da Ucrânia após romper acordo
A Rússia voltou a atacar infraestrutura do setor de grãos na região de Odessa, Sul da Ucrânia, afirmaram autoridades locais nesta quarta-feira (16). Moscou usou drones em ataques a instalações de estoque e a portos ao longo do rio Danúbio, que Kiev tem cada vez mais usado para transporte de grãos à Europa, após os russos romperem um acordo de exportações pelo Mar Negro.
A economia ucraniana, penalizada pela guerra, é muito dependente do setor agrícola. Suas exportações nesse segmento, que ocorriam para a Rússia inclusive, são apontadas como cruciais para a oferta global de trigo, óleo de girassol, cevada e outros alimentos importantes, sobretudo para várias nações em desenvolvimento. Há um mês, porém, o Kremlin recuou de um acordo feito no último verão local para permitir à Ucrânia exportar com segurança grãos pelo Mar Negro. Em outras vias, pelo Danúbio ou por ferrovias, o custo de transporte é bem maior.