{{channel}}
Incêndios florestais causam destruição no Havaí e forçam moradores a fugir pelo mar
O governo do Havaí decretou estado de emergência e disse que 12 pessoas foram resgatadas após se jogarem no mar
Incêndios florestais que se alastram devido a fortes ventos forçaram a retirada de moradores e provocaram quedas de energia na terça-feira (9) em várias regiões do Havaí, nos Estados Unidos. Segundo o governo local, a situação é crítica, e algumas pessoas tiveram de pular no mar para escapar das chamas.
Os incêndios ocorrem em um momento em que os EUA sofrem os impactos de fenômenos climáticos extremos em série. Na véspera, autoridades disseram que duas pessoas haviam morrido na Carolina do Sul e no Alabama e
Várias propriedades foram danificadas, e o serviço de chamada de emergência caiu devido à quantidade de ligações, segundo o jornal The New York Times. Autoridades orientaram os moradores a entrar em contato diretamente com os departamentos de polícia locais em caso de emergência. Meteorologistas esperam que os ventos no Havaí diminuam, à medida que um sistema de alta pressão ao norte enfraquece o furacão Dora, que se move para o oeste, afastando-se das ilhas.
Ao mesmo tempo, o país, assim como outras nações do Hemisfério Norte, vem registrando temperaturas altíssimas. Cientistas apontam que a primeira semana de julho foi a mais quente desde 1979, com a temperatura média global batendo recordes consecutivos. No Alasca, enchentes forçaram a retirada de pessoas da cidade de Juno e provocaram o desabamento de casas, que foram levadas pela correnteza.