Lula quer convencer líderes europeus a assinarem acordo do Mercosul

Em Bruxelas, líder petista esclarecerá a parceria que esbarra em divergências ambientais

Por Folhapress

Na agenda mais importante, Lula se reunirá em Bruxelas com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou neste domingo (16) em Bruxelas, na Bélgica, onde irá participar da terceira cúpula, ou Celac-UE, como preferem os europeus. O encontro, que se estende nesta segunda (17) e terça-feira (18), receberá líderes de 60 países, 33 da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos e 27 dos países da União Europeia.
Estão programadas discussões para fortalecer a parceria comercial entre os países, discutir trabalhos conjuntos para alcançar as transições ecológicas e digitais justas e demonstrar um compromisso compartilhado de defender a ordem internacional.
LEIA AINDA: Lula e primeiro-ministro da Noruega debatem investimentos com foco na sustentabilidade
Negociado oficialmente desde 1999, o acordo geral entre UE e Mercosul foi concluído em 2019, mas ainda não foi ratificado. As negociações finais vêm esbarrando em divergências na área ambiental. Esse é um ponto central na política e na economia da UE atualmente, que vem, por exemplo, aprovando leis para impedir que países do bloco comprem produtos oriundos de desmatamento na Amazônia e outras florestas tropicais.