Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

CHILE

- Publicada em 25 de Junho de 2023 às 09:26

Fortes chuvas no centro-sul do Chile deixam pelo menos 3 desaparecidos e 2,7 mil isolados

O regime de chuva frontal deverá prolongar-se ao longo do fim de semana

O regime de chuva frontal deverá prolongar-se ao longo do fim de semana


AFP/REPRODUÇÃO/JC
As intensas chuvas no centro-sul do Chile, que transbordaram rios e encheram vazões como não se via há décadas, deixaram pelo menos três desaparecidos, 2.759 pessoas isoladas e mais de 250 casas danificadas, informaram autoridades neste sábado, 24. Foi declarado estado de calamidade nas regiões de Valparaíso, Metropolitana, O'Higgins, Maule, Ñuble e Bíobío, a fim de mobilizar recursos administrativos para facilitar a entrega de ajuda aos prejudicados, entre os quais mais de 1 mil estavam em abrigos. Foi relatado entre os desaparecidos um bombeiro, que estava ajudando nos esforços de socorro.
As intensas chuvas no centro-sul do Chile, que transbordaram rios e encheram vazões como não se via há décadas, deixaram pelo menos três desaparecidos, 2.759 pessoas isoladas e mais de 250 casas danificadas, informaram autoridades neste sábado, 24.

Foi declarado estado de calamidade nas regiões de Valparaíso, Metropolitana, O'Higgins, Maule, Ñuble e Bíobío, a fim de mobilizar recursos administrativos para facilitar a entrega de ajuda aos prejudicados, entre os quais mais de 1 mil estavam em abrigos. Foi relatado entre os desaparecidos um bombeiro, que estava ajudando nos esforços de socorro.

LEIA TAMBÉM > 'Amazônia pertence a toda a humanidade', diz Lula em Paris

Enquanto isso, um grande apagão está previsto em 34 das 52 comunas da região metropolitana, o que afetaria mais de 5 milhões de pessoas. O corte de água se deve à turbidez dos rios que abastecem a capital chilena e que a impossibilita de torná-la potável, segundo as autoridades.

O regime de chuva frontal deverá prolongar-se ao longo do fim de semana, sobretudo no sul do país. Estas são as chuvas mais intensas desde 1993, segundo afirmou na véspera a ministra do Interior, Carolina Tohá.