Lula vive 'momento histórico' e quer reaproximar Maduro da América Latina

Nesta terça-feira (30), os dois presidentes participam do encontro dos líderes sul-americanos, em Brasília

Por Folhapress

Após oito anos, presidente venezuelano voltou a ser recebido no País
Em um encontro inesperado, sem agendamento prévio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (29) a visita do também presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O líder brasileiro afirmou que o momento histórico já que "reflete uma política externa séria".
"Depois de oito anos, Maduro volta a visitar o Brasil, e nós recuperamos o direito de fazer política de relações internacionais com a seriedade que sempre fizemos sobretudo com os países que fazem fronteira com o Brasil", disse o petista.
LEIA MAIS: Diretora do FMI e Lula discutem situação econômica da Argentina
Sua entrada em território brasileiro depois acabou proibida: em 2019, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma portaria proibindo a entrada de autoridades de alto escalão do País.
A gestão Bolsonaro reconheceu à época Juan Guaidó, então líder da oposição venezuelana, como chefe de Estado legítimo da Venezuela. A portaria foi revogada no fim de 2022, pouco antes da posse de Lula.
Ao receber Maduro em Brasília, Lula ajuda a reabilitar o venezuelano na região, após anos de isolamento e de pressão diplomática contra o chavismo. Maduro também já manteve reuniões com seu homólogo colombiano, Gustavo Petro.