Maior ciclone em Mianmar em dez anos deixa três mortos

Passagem do ciclone Mocha deixou 700 pessoas feridas e mais de 1.000 casas danificadas

Por Folhapress

Tempestade de categoria cinco, a maior na escala, provocou destruição com ventos de até 210 km/h
Ao menos três pessoas morreram e 700 ficaram feridas durante a passagem do ciclone Mocha pela região oeste de Mianmar, informou a junta militar birmanesa nesta segunda-feira (15). A tempestade de categoria cinco - a maior na escala - é a mais intensa a atingir o país em dez anos, segundo autoridades.
O estado de Rakhine, no Nordeste, foi o mais impactado. Ventos que chegaram a 210 km/h danificaram cerca de mil prédios e casas, e centenas de pessoas estão desabrigadas. Pelo menos 100 mil pessoas tiveram de ser retiradas da região e levadas para locais mais seguros, segundo a imprensa local.
LEIA MAIS: 
Os ciclones, chamados furacões no Atlântico e de tufões no Pacífico, são uma ameaça frequente na costa norte do Oceano Índico, onde moram milhões de pessoas. Em 2008, a tempestade Nargis matou pelo menos 138 mil pessoas ao atravessar o delta do Irrawaddy, em Mianmar.
Segundo cientistas, a maior frequência e intensidade de fenômenos climáticos extremos está relacionada ao aquecimento global, provocado pela atividade humana.