Zelensky diz esperar visita de Lula à Ucrânia, após encontro com Amorim

Presidente da Ucrânia disse esperar uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país

Por Agência Estado

Ukrainian President Volodymyr Zelensky speaks during a press conference with President of the European Commission in Kyiv on May 9, 2023. European Commission President Ursula von der Leyen arrived in Kiev on May 9, 2023, to mark Europe Day and show her support for Ukraine in the face of the Russian offensive, on the day Moscow commemorates the victory over Nazi Germany. (Photo by Sergei SUPINSKY / AFP)
O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, disse esperar uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país para "continuar o diálogo" sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. A declaração ocorreu após ter se encontrado com o assessor da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim, em Kiev, capital do país.

Em publicação nas redes sociais, Zelenski disse que teria enfatizado a Amorim que a única forma de impedir os ataques da Rússia contra a Ucrânia seria por meio de um plano de paz "formulado" pelo próprio país comandado por ele. Além disso, o presidente ucraniano também disse que foi discutida a possibilidade de realizar a "Cúpula Ucrânia-América Latina".

"Espero continuar o diálogo com o Presidente Lula e dar-lhe as boas-vindas à Ucrânia", finalizou Zelenski.

Amorim se reuniu na quarta-feira (10) em Kiev, com o presidente da Ucrânia e com o vice-chanceler ucraniano, Andrei Melnik. A ida de Amorim a Kiev passou a ser cobrada depois que ele viajou a Moscou e se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, em abril.