Lula convida primeiro-ministro do Canadá para visitar o Brasil

A conversa ocorreu no mesmo dia em que Lula participou do Fórum Virtual de Grandes Economias sobre Clima e Energia

Por Agência Brasil

Canadian Prime Minister Justin Trudeau holds a press conference on the airline industry in Montreal, Quebec on July 15, 2021. - The funding announcement, towards greener aeronautic companies and electric aeronautics, was done in conjunction with the Quebec Prime Minister François Legault, and various company CEOs, such as CAE and Pratt and Whitney Canada. (Photo by Andrej Ivanov / AFP)
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta quinta-feira (20) com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. O brasileiro convidou o líder canadense para vir ao Brasil.
 
"Tive uma longa e boa conversa com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Falamos sobre desenvolvimento sustentável e combate às mudanças climáticas. Também conversamos sobre a guerra na Ucrânia e a importância da paz. E convidei Trudeau para vir ao Brasil", escreveu Lula em postagem nas redes sociais.
 
A conversa ocorreu no mesmo dia em que Lula participou do Fórum Virtual de Grandes Economias sobre Clima e Energia, evento organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Na ocasião, Biden anunciou o repasse de US$ 500 milhões ao Fundo Amazônia pelos próximos cinco anos. O fundo é mantido por países como Noruega e Alemanha e administrado pelo governo brasileiro para a promoção de ações de preservação da floresta.
 
Com prioridade na política externa, o presidente Lula decidiu embarca ainda nesta quinta para a quarta viagem internacional deste terceiro mandato. Ele vai a Portugal e Espanha. A partida para Lisboa, capital portuguesa, está prevista para as 22h. Com foco em comércio e investimento, energia, mobilidade, tecnologia e inovação e saúde, o presidente Lula cumpre agenda em Portugal até o dia 25 de abril. No país, Lula vai ser recebido no próximo sábado (22) pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa.
 
Já a viagem a Madri, capital da Espanha, está prevista para os dias 25 e 26 de abril. Por lá, o presidente Lula vai ser recebido pelo rei Filipe VI, e também pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. No país, Lula vai participar, também, de encontros com empresários.