Pesquisas indicam Partido Republicano com vantagem em eleição legislativa nos EUA

Nesta terça-feira (8), os eleitores dos Estados Unidos vão às urnas para renovar o Congresso do país

Por Agência Estado

People cast early ballots during the midterm election at the University of Michigan Museum of Art on November 7, 2022. (Photo by JEFF KOWALSKY / AFP)
Nesta terça-feira (8), os eleitores dos Estados Unidos vão às urnas para renovar o Congresso do país. Simulação feita pelo agregador de pesquisa FiveThirtyEight mostra que o Partido Republicano está em vantagem nas eleições de meio de mandato tanto para a Câmara dos Representantes quanto para o Senado. O levantamento simulou a eleição 40 mil vezes para ver qual partido ganharia as eleições com mais frequência. 
Segundo o site, os republicanos tem 80% de chance de assumir a Câmara, assegurando entre 214 e 246 lugares, o que representaria mais da metade das 435 vagas. Na amostra analisada, o partido vence os democratas em 82% dos cenários. Já para o Senado, os republicanos têm 54% de chance de ganharem a maioria, com 80% de chance de assegurar entre 48 e 54 lugares, de um total de 100 vagas.
A pesquisa indica que as duas melhores oportunidades para os republicanos são nos estados de Nevada e Geórgia, mas os candidatos democratas mantêm vantagem no Arizona e em New Hampshire. Os resultados estão de acordo com análises que sugerem a possibilidade de uma "onda vermelha" (cor do Partido Republicano) no Congresso americano.